quarta-feira, 28 de março de 2018

Camisas de futebol mais comuns na Europa



Não há dúvidas de que o Real Madrid é um dos times mais importantes do mundo. Mas o uniforme que a equipe usa – todo branco – não é nada criativo. E daí vem a questão: seria esse o uniforme mais comum da Europa? E a cor branca na camisa, é a mais usada? Se não forem, quais são?

Para matar a curiosidade, fiz um levantamento de todos os times que disputam a primeira divisão dos 11 campeonatos nacionais mais importantes da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Rússia, Ucrânia, Turquia e Escócia), totalizando 208 equipes.

De modo a permitir a contagem e comparação, o design das camisas foi limitado a seus elementos básicos, ou seja, frisos e adereços não são considerados. Pequenas variações de cor também foram homogeneizadas (por exemplo, só foi contado um tipo de vermelho, um verde e dois azuis). Em todos os casos, foi considerado o uniforme número 1 (home) de cada equipe, para a temporada 2017/18. Em casos de layouts mais excêntricos, foi feita uma pesquisa para confirmar se o desenho atual corresponde à história do clube ou se é uma “invenção” para esta temporada – neste caso, foi contado o visual mais simples e historicamente mais comum.

Uniformes mais comuns

Feitas as contas, podemos dizer que o uniforme mais comum na Europa é todo vermelho, usado por 15 times diferentes: Liverpool, Dijon, Metz, Rennes, Twente, Utrecht, Aberdeen, Rubin, Spartak Moscow, Ufa, Standard Liège, Oostende, Zulte-Waregem, Kayserispor e Sivasspor. 

Em segundo lugar, ficou o uniforme do Real Madrid, que é usado por 11 equipes: Swansea, Borussia Mönchengladbach, Amiens, Olympique de Marselha, Dynamo Kiev, Vorskla, Zorya, Karpaty, Besiktas e Kasimpasa, além do Real Madrid.

Uma curiosidade: se contarmos separadamente a camisa, o calção e as meias, o uniforme mais comum passa a ser uma combinação dos outros dois, com a camisa vermelha e o resto branco. No entanto, poucos times usam exatamente essa combinação (AZ e Arsenal seriam os que chegam mais perto).

Camisas mais comuns


Contando apenas as camisas, vejamos quais são as mais comuns da Europa (os 5 modelos abaixo correspondem a mais de 40% do total de clubes):


1º lugar: inteira vermelha (25 times). Exemplos famosos são Liverpool e Manchester United

2º lugar: inteira azul (19 times). Exemplos famosos são Chelsea e Everton

3º lugar: inteira branca (18 times). Os mais famosos são Real Madrid e Olympique de Marselha

4º lugar: listrada azul e branca (12 times). É o caso de Porto e Hertha Berlim
 
4º lugar: inteira amarela (12 times). Usam essa cor Villarreal e Nantes, por exemplo


Camisas raras


Se indicamos os times que têm as camisas e uniformes mais comuns, também vale destacar alguns que usam trajes únicos, que não são repetidos por nenhum dos mais de 200 times pesquisados. São eles:

Monaco: camisa dividida ao meio, em diagonal, vermelha com branco

NAC: camisa amarela, com faixa diagonal preta (é o único time da Europa com essa faixa, que é muito comum na América do Sul)

Sampdoria: camisa azul, com faixas horizontais no peito, nas cores branca, vermelha e preta

Marítimo: camisa com listras horizontais verdes e vermelhas (sim, igual à Portuguesa de Desportos)

Fenerbahçe: camisa com listras verticais azuis e amarelas

Willem II: camisa com listras verticais brancas, vermelhas e azuis

Shakhtar Donetsk: camisa com listras verticais pretas e laranjas

Boavista: camisa xadrez preto e branco (vale mencionar também o Moreirense, que usa igualmente o xadrez, nas cores verde e branco)

Curiosamente, entre os 208 clubes pesquisados, há cores que não aparecem nenhuma vez. É o caso de cinza, bege, marrom e rosa (sim, o Palermo é rosa, mas ele está na segunda divisão). Elas aparecem nos segundos e terceiros uniformes de algumas equipes, mas ninguém as têm como cores principais. Fica a dica para quem quiser se diferenciar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário