quinta-feira, 4 de agosto de 2016

As verdadeiras chances dos brasileiros na Olimpíada – conclusão

Está chegando mais uma Olimpíada e, com a proximidade do evento, cresce o oba-oba ao redor dos atletas brasileiros. Este ano, o otimismo está ainda maior, com os Jogos sendo disputados no Rio de Janeiro e o Governo Federal estabelecendo a meta de ficar entre os 10 melhores países no total de medalhas.

Para tentar uma previsão objetiva e longe do otimismo exagerado da imprensa, fizemos um levantamento das chances de todos os atletas brasileiros que estarão na Rio-2016, com base nos rankings mundiais de suas modalidades. Os resultados estão nos links abaixo:

- Atletismo e natação (incluindo maratona aquática)
- Badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo e hóquei na grama
- Judô, levantamento de peso, luta, nado sincronizado, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rúgbi, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, vela, vôlei e vôlei de praia

Para resumir os resultados de todos esses levantamentos, vejamos qual seria a previsão do desempenho do Brasil no quadro de medalhas, com a contribuição de cada esporte:

Esporte
Ouro
Prata
Bronze
Pode Surpreender
Atletismo
1


3

Basquete




2
Boxe
1
1



Esgrima




3
Futebol



1
1
Ginástica



1
1
Handebol




1
Judô*


2

1
Luta




1
Natação**


1

6
Polo Aquático




2
Rúgbi




1
Taekwondo




1
Tênis


1


Tiro
1




Vela
1



4
Vôlei
1

1


Vôlei de Praia



1
2
TOTAL
5
1
5
6
26
*No judô, o 4º lugar vale medalha de bronze
**Inclui maratona aquática

Seguindo ao pé da letra as previsões elaboradas a partir dos rankings mundiais, o Brasil deveria ganhar 5 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 5 medalhas de bronze na Olimpíada deste ano. Tomando como base o quadro de medalhas da Olimpíada de Londres, esse desempenho seria suficiente para colocar o Brasil na 17ª posição – resultado melhor que o 22º lugar alcançado em 2012.

Por outro lado, a previsão aponta um total de apenas 11 medalhas, número menor que o alcançado em Londres (17) e muito abaixo do necessário para a meta de colocar o Brasil no “top 10” dessa contagem (seria preciso ganhar 28 medalhas, aproximadamente).

No entanto, há uma esperança. O método usado para fazer as previsões não leva em consideração uma vantagem que nossos atletas terão nesta Olimpíada: o fator casa. Com a ajuda da torcida não é absurdo imaginar que parte dos competidores para os quais se prevê o 4º lugar ou que “podem surpreender” (5º a 8º lugar) acabem conseguindo lugares no pódio, com a ajuda da torcida. Assim, numa previsão mais otimista, dá para imaginar o Brasil alcançando 20 a 25 medalhas, no total (mas para entrar no “top 10” vai ser preciso uma enorme dose de sorte).

Assim, o leitor já sabe o que esperar dos brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Após o término das Olimpíadas, publicarei um balanço mostrando quais atletas surpreenderam e quais decepcionaram e se os resultados previstos, na média, corresponderam à realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário