quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Neymar é um jogador decisivo?

Neymar é, atualmente, o grande craque do futebol brasileiro. Embora ainda seja jovem e se envolva em polêmicas desnecessárias, ninguém contesta o fato de que está entre os maiores jogadores da atualidade. Mas quando se trata de jogos decisivos, será que Neymar mantém a produtividade?
NEYMAR: 9 títulos em mata-mata
com apenas 23 anos de idade
Neste texto, dou continuidade à série de análises do desempenho em jogos decisivos dos maiores atacantes do futebol atual. Comecei apresentando o uruguaio Luis Suárez e depois foi a vez do sueco Zlatan Ibrahimovic. Hoje, vamos ver os resultados de Neymar e, nos próximos posts, falaremos sobre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Para fazer as avaliações, pesquisei a carreira de cada jogador e levantei duas listas. Uma apresenta o desempenho em finais, incluindo placares, gols marcados e performance geral. Outra mostra os resultados nos jogos de mata-mata, a partir das oitavas-de-final, considerando apenas vitórias e derrotas. Em ambos os cálculos, foram contados os números das seleções principais e olímpica e de todas as competições de clubes, excluindo as Supercopas nacionais e torneios amistosos. Nos dados referentes a mata-mata, como nem sempre as escalações das partidas estão disponíveis, partiu-se da suposição de que o atleta em questão sempre participou dos jogos, a não ser quando estivesse sabidamente suspenso ou machucado.

Os resultados


Vejamos como Neymar se saiu nas finais que disputou:

Final (Ano) Resultado
Gols
Desempenho
Campeonato Paulista (2009) 2x4 Corinthians**
0
Discreto
Campeonato Paulista (2010) *5x5 Santo André**
2
Jogou bem
Copa do Brasil (2010) 3x2 Vitória**
1
Jogou bem, mas perdeu um pênalti
Campeonato Paulista (2011) 2x1 Corinthians**
1
Discreto no 1º jogo; foi bem no 2º
Copa Libertadores (2011) 2x1 Peñarol**
1
Discreto no 1º jogo; foi bem no 2º
Mundial de Clubes (2011) 0x4 Barcelona
0
Discreto, perdeu a melhor chance do jogo
Recopa Sul-Americana (2012) 2x0 Universidad de Chile**
1
Discreto no 1º jogo; foi bem no 2º
Campeonato Paulista (2012) 7x2 Guarani**
4
Jogou bem
Jogos Olímpicos (2012) 1x2 México
0
Discreto
Campeonato Paulista (2013) 2x3 Corinthians**
0
Desempenho fraco
Copa das Confederações (2013) 3x0 Espanha
1
Jogou muito bem
Copa da Espanha (2014) 1x2 Real Madrid
0
Discreto
Liga dos Campeões (2015) 3x1 Juventus
1
Jogou bem
Copa da Espanha (2015) 3x1 Athletic Bilbao
1
Jogou bem
*Vitória nos critérios de desempate
**Final disputada em dois jogos

Em jogos de mata-mata, o desempenho de Neymar é o seguinte:

Equipe
Vitórias
Derrotas
%
Brasil
7
2
77,8%
Santos
22
4
84,6%
Barcelona
12
2
85,7%
TOTAL
41
8
83,7%

Análise


Os resultados de Neymar são muito expressivos, ainda mais considerando-se que ele tem apenas 23 anos. Com essa idade, já disputou mais finais que Suárez e Ibrahimovic juntos. Mesmo descontando as 5 decisões do fraco Campeonato Paulista, Neymar já tem 6 títulos de mata-mata e 9 finais no currículo.

A média de aproveitamento de Neymar em jogos eliminatórios é realmente impressionante: são mais de 5 vitórias para cada derrota. Alguém poderia argumentar, novamente, que o Paulistinha inflou as estatísticas do brasileiro. Mas, mesmo subtraído o torneio, os números de Neymar seguem excelentes: 30 vitórias, contra 6 derrotas.

Uma ressalva que deve ser feita no caso de Neymar – e que mostra uma das limitações deste método de análise – diz respeito aos dados da Seleção Brasileira. O atacante ostenta 7 vitórias contra apenas 2 derrotas com a camisa amarela, mas é importante lembrar que os dados não incluem os últimos dois vexames do Brasil: as derrotas para a Alemanha e o Paraguai. Em ambos os casos, Neymar de fato não esteve em campo, mas pode-se argumentar que a derrota de 2014 aconteceria mesmo se ele tivesse jogado e que Neymar teve muita culpa na derrota da Copa América (estava suspenso devido a uma expulsão infantil). Assim, o aproveitamento de 77,8% mascara o que, na verdade, vem sendo uma carreira de altos e baixos em jogos decisivos pela Seleção.

Feita essa pequena ressalva, não há como negar que Neymar é um jogador muito decisivo (foi bem em 10 das 14 finais que disputou, por exemplo). Se mantiver o ritmo ao longo de toda a carreira, terminará com números superiores até aos dos super-craques Cristiano Ronaldo e Messi – embora ainda falte bastante para o brasileiro chegar lá. O fato é que, quando se trata de decisões, Neymar deixa nomes como Suárez e Ibrahimovic comendo poeira e comprova que é, de fato, um dos maiores da atualidade.

Um comentário:

  1. Pois é, Neymar é decisivo, mas, por exemplo, se jogasse no time do Ibrahimovic com certeza seria eclipsado pela onipresença do sueco, assim como ocorre com Cavani (e Lavezzi e os outros)...

    Também vejo Suárez como mais importante e impactante em um time que o brasileiro (que me parece ser o mais "fraco" desta lista, o que não é demérito nenhum).

    Mesmo assim, a análise é estatística, numérica, e nisso ele tem ido bem até. Na parte subjetiva foi normal a meu ver, considerando o time que jogava e seus adversários.

    ResponderExcluir