segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Times brasileiros há mais tempo na “fila”


Outra lista que gosto de atualizar todo ano é a do tempo de “fila” dos 12 times “grandes” do futebol brasileiro. Dada a profusão de títulos que existem por aqui, essa relação muda bastante a cada temporada.

Vejamos há quanto tempo cada equipe não ganha troféus (dados de janeiro de 2015):  
CRUZEIRO: 1 mês 
ATLÉTICO-MG: 1 mês 
FLAMENGO: 8 meses 
INTERNACIONAL: 8 meses 
CORINTHIANS: 1 ano e 6 meses 
BOTAFOGO: 1 ano e 8 meses 
SÃO PAULO: 2 anos e 1 mês 
FLUMINENSE: 2 anos e 1 mês 
SANTOS: 2 anos e 4 meses 
PALMEIRAS: 2 anos e 6 meses 
VASCO: 3 anos e 6 meses 
GRÊMIO: 4 anos e 7 meses
 

Sem títulos internacionais e com o Paulistão parando nas mãos de um clube pequeno, os “grandes” do Brasil ganharam poucos títulos em 2014 – apenas 4 dos 12 foram campeões de alguma coisa. Comparado com outros países, não é um número baixo, mas, para os padrões brasileiros, surpreende: basta ver que em 2013 foram 6 campeões e, em 2012, haviam sido 7.

Claro que não dá para levar a ferro e fogo a lista e dizer, por exemplo, que o Palmeiras está há mais tempo “na fila” que o Corinthians. Embora o Verdão realmente seja o 10º entre os 12 grandes há mais tempo sem títulos, dizer que alguém que foi campeão da Copa do Brasil em 2012 está “na fila” ainda é exagero.

Na verdade, o único dos clubes grandes que deve se preocupar é o Grêmio, que não ganha absolutamente nada desde o Campeonato Gaúcho de 2010 (para o Vasco, as perspectivas também não são boas). Mas ainda é cedo para falar em “fila”. No entanto, se não contarmos os títulos dos Estaduais, a conversa é outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário