segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O estreante da Copa de 2014


Em julho de 2011, publiquei um texto em que indicava as 10 seleções quetinham mais chances de estrearem em Copas do Mundo em 2014. Com as eliminatórias encerradas, vale a pena revisitar essa lista.

Pela segunda vez seguida, a Copa do Mundo terá apenas 1 estreante. E, assim como em 2010, será uma equipe do Leste Europeu: a Bósnia-Herzegovina. Não se trata de uma grande surpresa. Com um time em ascensão e um grupo fraco nas eliminatórias, o país já aparecia como 2º favorito a fazer sua estreia em 2014.

O 1º favorito da lista era a Burkina Fasso, que realmente passou muito perto de se classificar para a Copa do Mundo – foi eliminada na fase final africana pela Argélia, na regra dos gols fora de casa. Uzbequistão, Jordânia e Panamá eram outros possíveis estreantes que também chegaram bem perto da classificação.

De acordo com os resultados das eliminatórias, qual seria, então, a lista “perfeita” dos 10 estreantes para 2014, considerando as equipes que chegaram mais perto da classificação? Só para matar a curiosidade, aí vai:

1) Bósnia-Herzegovina: será o único estreante na Copa de 2014.

2) Burkina Fasso: perdeu na última fase das eliminatórias, pela regra dos gols fora de casa.

3) Islândia: eliminada na repescagem europeia, com 2 gols a menos que a Croácia.

4) Etiópia: caiu na última fase das eliminatórias, perdendo por 3 gols para a Nigéria.

5) Jordânia: chegou até a repescagem intercontinental, quando foi goleada pelo Uruguai.

6) Uzbequistão: chegou até a repescagem asiática, mas perdeu para a Jordânia.

7) Cabo Verde: classificou-se para a fase final das eliminatórias africanas, mas foi substituído pela Tunísia no tapetão.

8) Congo: ficou a 1 ponto de conseguir uma vaga na fase final africana.

9) Panamá: acabou o hexagonal decisivo a 3 pontos do México, time que ficou com a vaga da Concacaf na repescagem intercontinental.

10) Zâmbia: esteve a 4 pontos de passar para a fase final das eliminatórias africanas (Líbia e Uganda ficaram à mesma distância do líder, mas a Zâmbia foi escolhida por ter feito campanha melhor).

Comparando essa lista com a publicada em 2011, foram 5 acertos. Nada mal, dada a dificuldade de acertar esse tipo de previsão. Vale uma menção honrosa para o leitor Vinicius, que já naquela época cravou que a Bósnia seria a única estreante na Copa de 2014 (e ainda acertou sobre o desempenho de Uzbequistão, Burkina, Panamá e Venezuela). Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário