sábado, 20 de outubro de 2012

Equilíbrio em queda também na Alemanha




Um assunto que considero muito interessante e que abordo de tempos em tempos aqui é a evolução histórica do equilíbrio nos principais campeonatos do mundo. Usando um método de cálculo baseado no Índice de Gini (veja aqui como funciona), é possível chegar a um índice que indica quão nivelado um torneio foi em determinada temporada. Comparando esse valor ao longo do tempo, encontramos alguns resultados muito interessantes.

Já fiz essa análise para quatro campeonatos: Inglês, Italiano, Espanhol e Francês. Em todos, a conclusão foi a mesma: o equilíbrio entre os clubes é cada vez menor nesses países.

Nesta semana, fiz o cálculo do equilíbrio na Alemanha, e o resultado é parecido com o dos outros países. Vejamos no gráfico abaixo como o índice de equilíbrio variou desde que a Bundesliga passou a ser disputada por pontos corridos, na temporada 1963/4:

Em vermelho, o Índice de Equilíbrio ano a ano; em preto, a linha de tendência calculada pelo Excel

Fica evidente que a tendência é de queda, embora haja leve esperança de uma retomada. Da mesma forma que aconteceu  nos outros países, na Alemanha o equilíbrio vem caindo gradativamente há muito tempo, mas a tendência claramente se acelerou a partir da segunda metade dos anos 1990.

Aliás, não é por acaso que 4 das 5 temporadas mais desniveladas da história aconteceram neste século (o recorde é de 2001/2, com índice de 49,6%). Para as mais equilibradas, é o inverso: 3 das 5 encontram-se na década de 1960 (a temporada mais equilibrada foi 1968/9, que teve 82,1% de índice).

Nenhum comentário:

Postar um comentário