quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os campeonatos mais equilibrados ao longo do tempo

No post anterior, mostrei o ranking de equilíbrio histórico dos principais campeonatos nacionais do mundo. Mas faltou mostrar quais são, de fato, os torneios que mais equilíbrio tiveram ao longo da história – incluindo todos os países.

Pois bem, testei a fórmula de cálculo do ranking (que você pode ver aqui como funciona) em 77 torneios diferentes. Escolhi todos os países que têm campeonatos regulares e um mínimo de tradição no futebol (e listas de campeões disponíveis no site da RSSSF).

Assim, os 10 campeonatos nacionais que apresentam maior equilíbrio ao longo da história são:

Pos.
Torneio
Índice
1
Venezuela
19,3
2
México
15,7
3
Tailândia
14,4
4
Indonésia
14,3
5
Austrália
12,5
6
Dinamarca
12,3
7
Alemanha*
11,7
8
Inglaterra
11,3
9
Brasil
11,2
10
França
11,1
*Inclui Alemanha Ocidental

Aproveitando, apresento aqui os 10 campeonatos menos equilibrados:

Pos.
Torneio
Índice
1
Letônia*
1,7
2
Ucrânia*
1,9
3
Croácia*
2,0
4
Egito
2,1
5
Escócia
2,8
6
Grécia
2,9
7
Uruguai
2,9
8
Costa do Marfim
3,0
9
Gana
3,0
10
Rússia*
3,5
*Pós-independência/separação

Nota-se que, nos dois extremos da classificação, não há campeonatos de grande nível técnico (o primeiro que aparece é a Alemanha, em 7º lugar entre os mais equilibrados). Esse resultado tem lógica.

Nenhum grande campeonato aparece entre os menos equilibrados por um motivo simples: bons torneios, para manter o interesse histórico, têm que contar com um número razoável de times fortes. Na lista, até há alguns países com tradição no futebol, como Escócia e Uruguai, mas cujas pequenas dimensões impedem o surgimento de muitos “times grandes” e fazem com que o campeonato nacional não seja tão competitivo.

No outro extremo, nota-se que os campeonatos que tiveram muitos campeões alcançaram essa condição, em geral, pela total falta de grandes times consolidados (Austrália), por uma instabilidade das equipes (times “grandes” que, depois de um tempo, fecham ou perdem sua força, como na Venezuela) ou por regulamentos malucos que favorecem um aumento na variabilidade dos campeões (casos de Brasil e México).

4 comentários:

  1. Contaste o da Moldávia (que começou em 1992)? O Zimbru venceu 8 dos 9 primeiros campeonatos. Os 10 últimos campeonatos foram todos vencidos pelo Sheriff Tiraspol.

    E o da Sérvia? Contaste de toda a Sérvia e Montenegro (na época ainda Iugoslávia, mas já separada de Croácia, Bósnia, Eslovênia e Macedônia) desde 1992/93 até hoje ou separasse ambos deste a temporada 2006/07 também? Porque desde a última ruptura, o Partizan ganhou 3 títulos (75%) e o Estrela vermelha, 1.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Tomaz, tudo bem?

    Meu, estou sem seu email aqui. Manda uma mensagem pra mim: gustavo@trivela.com.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alexandre!

    A Moldávia eu tinha deixado de fora por ter um campeonato muito fraco. Fazendo a conta, o índice fica em 2,2, o que colocaria o país em 5º entre os menos equilibrados.

    Sobre a atual Sérvia, eu incluí o período junto com Montenegro sim, porque nunca nenhum time montenegrino foi campeão. Além disso, o período da Sérvia isolada ainda é muito curto, e por isso a conta não funciona bem.

    ResponderExcluir
  4. Faça um twitter nem que seja para atualizar somente a cada post que surgir, o alcance deste belo trabalho será ainda maior, pretendo fazer algo assim e medida que for tomando conhecimento e principalmente, tempo.

    Vale ressaltar que o INDONESIÃO é o recordista mundial de campeões diferentes em anos consecutivos.

    Quanto aos campeonatos menos equilibrados, nenhuma surpresa, realmente. Mas fico bolado com a classificação da Russia. O "baixo" equilíbrio do Russão deve-se principalmente a senda da títulos do Spartak de Kulkov e cia nos anos 90. Com o tempo, com certeza outra nação tomará o lugar da Rússia, que já há algum tempo possui um campeonato disputado, inclusive com o surgimento de novas forças como o Kazan.

    ResponderExcluir